As revoluções tecnológicas, que sucessivamente reconfiguram a nossa sociedade, tem proporcionado cada vez mais qualidade aos encontros virtuais entre pessoas. Em diferentes partes do mundo, o trabalho on-line se tornou uma realidade e, principalmente depois da pandemia de COVID, o home office se tornou uma modalidade de trabalho mais comum.
No campo da saúde o atendimento on-line já é uma prática tão frequente, que ganhou a chancela do Conselho Federal de Medicina normatizada como modalidade de atendimento no meio médico.
Na área da psicologia o mesmo aconteceu. Em 11 de maio de 2018, o Conselho Federal de Psicologia publicou a Resolução de número 11 que regulamente a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação.
As vídeos chamadas têm eliminado fronteiras e aproximado pessoas em diferentes locais do mundo. Hoje é possível morar num país e trabalhar em outro. As oportunidades de acesso aos estudos com a educação à distancia vêm trazendo muitos benefícios a pessoas que moravam em localidades afastadas dos centros onde se concentram as melhores possibilidades de estudos.
Diante deste cenário contemporâneo, os atendimentos psicológicos on-line vêm ganhando espaço e abrindo boas oportunidades de acesso ao serviço. Em grande cidades onde a mobilidade urbana dificulta vencer distâncias, o atendimento virtual é bem vindo.
As psicoterapias, que tem como instrumento a fala, nada perdem em qualidade com a modalidade on-line quando se tem uma boa conexão à internet e um ambiente adequado para falar. Inclusive, durante a pandemia de COVID, quando muitas pessoas adoeceram psiquicamente, esta foi a única via possível de acesso a um atendimento. As experiências vividas nessa ocasião se revelaram muito bem sucedidas quando o profissional estava preparado para tal.
O rápido amadurecimento das psicoterapias on-line criou, por extensão, uma boa oportunidade para brasileiros que moram no exterior e desejam realizar a terapia em sua língua materna. Tanto o paciente como o psicólogo, neste processo que tem a fala como base, só tem a ganhar com a fluência da língua.
Abaixo enumero pontos importantes para se estar atento na hora de realizar o atendimento on-line:
• É imprescindível ter uma boa conexão de internet;
• É importante estar em um ambiente com privacidade e sem interrupções para garantir o sigilo e para que a sessão flua sem maiores incidentes;
• Preparar o computador, ligando com antecedência, ou o celular, deixando-o carregado para não ocorrer eventuais problemas, atrasos;
• Se preparar, quando possível, fazendo uma breve pausa na atividade que está realizando como uma forma de se concentrar para a sessão de terapia.
Comments